Pular para o conteúdo principal

REELEIÇÃO DO SÍNDICO


Um leitor do blog nos escreveu perguntando sobre a possibilidade de reeleição do síndico, quando a convenção de condomínio vedar essa situação. Para o nosso leitor o síndico poderia ser reeleito porque o Código Civil, no artigo 1.347, permite a reeleição e porque um conflito entre a norma do Código Civil e a norma da convenção de condomínio se resolveria pela superioridade hierárquica da lei federal.

Para responder a pergunta do nosso leitor, primeiro deve-se esclarecer que o artigo 1.347, do Código Civil não inovou no ordenamento jurídico. A Lei 4.591/64, conhecida como Lei dos Condomínios, já previa, em seu artigo 22, a possibilidade de reeleição do síndico. Assim, eventual discussão sobre a natureza jurídica da convenção de condomínio e a sua recepção, quando anterior a nova lei civil, pelo Código Civil de 2002 deve ser afastada, na medida em que a convenção de condomínio já conflitava com uma norma prevista em lei federal, pouco importando o advento do novo código.

Não há, na verdade, uma situação de antinomia entre a convenção coletiva e o Código Civil, na situação apontada pelo nosso leitor. A resposta para essa aparente contradição encontra-se na classificação das normas jurídicas quando a sua imperatividade e não em uma suposta hierarquia da legislação federal sobre a convenção de condomínio. A classificação mais utilizada divide a norma jurídica em normas cogentes ou de ordem pública e normas dispositivas ou supletivas. A diferença entre elas é que as normas cogentes “ordenam ou proíbem alguma coisa de modo absoluto, sem admitir qualquer alternativa, pois vinculam o seu destinatário a um único esquema de conduta. Elas limitam a autonomia da vontade individual, não levando em conta as intenções ou desejos dos destinatários, porque defendem interesses que são fundamentais à vida social, os chamados interesses de ‘ordem pública’”.[1] Por sua vez, as normas dispositivas “são as que, não ordenando ou proibindo de modo absoluto, se limitam a dispor com uma certa parcela de liberdade; de fato elas estabelecem uma alternativa de conduta: deixam aos destinatários a faculdade de dispor de maneira diversa, mas se não o fizerem, sujeitar-se-ão ao que a norma determina. Assim, a norma permite que os seus destinatários disciplinem a relação social; na ausência duma manifestação de vontade, ela a supre, devendo ser aplicado o disposto na regra”.[2]

O artigo 22, da Lei 4.591/64, e o artigo 1.347, do Código Civil, apresentam uma regra cogente e uma regra dispositiva. É regra cogente aquela que afirma que o mandato não poderá exceder dois anos; essa regra proíbe de modo absoluto um mandato por prazo superior a dois anos, caracterizando a obrigatoriedade da regra. No entanto, é regra dispositiva aquela que permite a reeleição; essa regra deixa aos destinatários a possibilidade de reeleger do síndico, evidenciando o caráter dispositivo da regra.

O professor Flávio Tartuce diverge quando ao caráter cogente do tempo do mandato, mas concorda quando ao caráter dispositivo da possibilidade de reeleição do síndico:

A assembleia condominial deve escolher um síndico, que é o administrador-geral do condomínio, ou seja, o seu presidente ou gerente. Há, desse modo, um mandato legal. Conforme o art. 1.347 do CC, o síndico poderá não ser condômino, ou seja, admitem-se síndicos profissionais. O prazo de administração não pode ser superior a dois anos, mas poderá renovar-se. Eventualmente, a convenção pode dispor ao contrário quanto aos dois aspectos.[3]

Em que pese o grande número de condomínios edilícios no Estado de São Paulo, não há farta jurisprudência sobre o tema. No entanto, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo já teve oportunidade de se manifestar a esse respeito:

Apelação Cível.
Ação anulatória de reeleição de síndico – Convenção condominial que autoriza uma única reeleição de síndico para mandato de 2 anos – Síndico que desempenha o cargo há mais de 6 anos – Descabimento – Manutenção da sentença.
Nega-se provimento ao recurso.[4]

Portanto, a convenção de condomínio pode proibir a reeleição ou apenas restringir o seu número de possibilidades. Situação esta que não caracteriza uma antinomia entre a convenção de condomínio e o Código Civil.

Para falar com o autor deste artigo, envie um e-mail para contato@lambiasiebraga.com, ou entre no site do seu escritório clicando aqui.



[1] Antonio Bendo BETIOLI. Introdução ao direito: lições de propedêutica jurídica. 4. ed São Paulo: Letras & Letras, 1996, p. 113. Ver também Maria Helna DINIZ. Curso de direito civil brasileiro, vol. 1. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2001, p. 34.
[2] Antonio Bendo BETIOLI. Introdução ao direito: lições de propedêutica jurídica. 4. ed São Paulo: Letras & Letras, 1996, p. 113-4. Ver também Maria Helna DINIZ. Curso de direito civil brasileiro, vol. 1. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2001, p. 34-5.
[3] Flávio TARTUCE. Manual de direito civil: volume único. São Paulo: MÉTODO, 2011, p. 904.
[4] TJSP, 5ª Câmara de Direito Privado, Apelação Cível nº 994.00.044065-0, rel. Des. Enéas Costa Garcia, v.u., j. 23.2.11.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DEMORA NA EMISSÃO DA CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR PÚBLICO ESTADUAL

É lugar comum afirmar que os professores merecem ser mais valorizados. No entanto isso não retira a veracidade da afirmação. O magistério é uma profissão especial pela sua relevância social e, por isso, os profissionais merecem não só bons salários, mas também privilégios por toda a carreira até a aposentadoria. Entretanto, até para obterem a merecida aposentaria, os professores são menosprezados pelo Poder Público. O professor que não exerceu o magistério por tempo suficiente para se aposentar pelo regime de previdência próprio dos servidores públicos, ele pode, ainda assim, aposentar-se pelo regime geral da previdência social, utilizando o período como servidor público na contagem do tempo. Para isso é necessário obter do Poder Público estadual a Certidão de Tempo de Contribuição. No Estado de São Paulo, o descaso do Poder Público ocorre exatamente quando o professor tenta obter essa certidão. É bastante comum escutar dos professores que o Poder Público estadual demora me

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

À exemplo do artigo publicado em 16 de janeiro de 2013 ( aqui ), no qual falamos sobre as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público , as chamadas OCIPs , neste artigo abordaremos outra modalidade de organização não governamental : as Organizações Sociais , conhecidas como OSs , prevista na Lei 9.637, de 15 de maio de 1998. Assim como as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público , as Organizações Sociais não são um tipo específico de pessoa jurídica, são, na verdade, um enquadramento que se atribuí as pessoas jurídicas de direito privado que atendem determinados requisitos legais. Em melhores palavras, juridicamente são associações ou fundações que recebem esse título ou qualificação. [1] Assim, Organização Social é uma qualificação que o Poder Público outorga a uma associação ou fundação, sem fins lucrativos, de forma que ela receba benefícios, como dotações orçamentárias e isenções fiscais, para a realização de seus fins, que necessariamente se

O registro de marcas

Podemos conceituar marca como: um sinal distintivo (toda expressão ou logotipo) que caracteriza um produto e/ou serviço. O registro de marca tem relevância para realizar a designação de tal produto, mercadorias ou serviços. Também é usado para verificar sua origem, garantindo assim, ao consumidor, a possibilidade de diferenciar a qualidade dos produtos. Os direitos sobre os signos distintivos são direitos de clientela em sua forma mais flagrante. O surgimento de uma marca da qual a forma, nome ou tipo sejam semelhantes com marca anterior da mesma categoria ou natureza, pode induzir o consumidor a erro, uma vez que o mesmo está acostumado com sua rotina e muitas vezes, não tem a devida cautela ao comprar certo produto. A existência de uma marca no Brasil está condicionada ao seu registro perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI – e, para tal, é requisitado que seja possível a identificação do produto ou do serviço a que se destina, sem confundir o consu